Quanto você perde com um cliente insatisfeito?

Um cliente insatisfeito não é simplesmente um cliente a menos. O que quero dizer com isso? Quero dizer que se você perdesse só ele, seria ruim, mas ainda assim você estaria bem. A realidade é que quando um cliente por alguma razão cria uma má impressão de você, ele vai falar isso para diversas pessoas.

A mesma pessoa que, se tivesse tido uma boa experiência, faria um marketing positivo de seu negócio, pode levar embora com ela, pelo menos 6 possíveis clientes. Por essa razão, é muito importante dar atenção para a forma que você se relaciona com o seu cliente.

Entenda a necessidade dele e aplique a melhor estratégia de acordo com essa necessidade. Tem momentos em que é necessário investir na retenção de clientes, por exemplo, já em outros, é bacana investir na prospecção. Para saber mais detalhes sobre qual estratégia aplicar, de acordo com o momento, acesse o texto:

>> Conheça duas estratégias de vendas que vão revolucionar o seu negócio: Upselling e Cross-seling!

O valor do seu cliente

Se você estiver com dificuldade de conquistar novos clientes e de manter os antigos, talvez seja o momento de pensar em como está a sua relação com ele. Para isso, há duas perguntas importantes que você pode fazer a si mesmo para conseguir resolver esse problema:

1) Eu conheço e entendo o meu cliente?

É interessante responder a essa pergunta e analisar. Talvez você esteja pensando que seu cliente é um, mas na verdade ele mudou. Ou talvez, você tenha se apegado à imagem do perfil do seu cliente de 6 meses atrás, e hoje o seu público já tem outras características. É preciso manter-se sempre atualizado. Para isso, você pode fazer pesquisas, testar novas formas de se comunicar e a partir disso, observar o que funciona e o que não funciona.

Com a HBL Coach, é possível acessar as pesquisas rapidamente, e registrar as respostas de seus clientes de maneira eficaz. Dessa maneira, você pode conhecer e entender o seu cliente cada vez mais e, assim, aperfeiçoar sua forma de se relacionar com ele.

2) Qual a importância do cliente para o meu negócio?

Observe as suas ações e perceba se você está dando o tratamento adequado para o cliente. Tente ser parcial e refletir realmente sobre a sua estratégia. Se você já está agindo corretamente, busque expandir as maneiras de se comunicar. Se percebeu alguma falha em suas ações, corrija.

Sempre tenha em mente que a parte mais importante de todo o negócio é o seu cliente. Não meça esforços quando o assunto for a satisfação deles, e caso, você atrase a entrega de algum produto ou cometa uma falha, reconheça. É melhor você reconhecer e ter uma postura educada, do que fingir que não aconteceu, ou inventar desculpas. As pessoas valorizam a sinceridade e gostam de ser bem-atendidas independente das circunstâncias.

Hoje em dia, com a facilidade que as redes sociais, clientes insatisfeitos têm um poder muito maior para disseminar um marketing negativo de seu negócio. Críticas podem ser acessadas por centenas de pessoas em poucos minutos e, às vezes, pode causar danos irreversíveis.

Da mesma forma, se você fornece um ótimo atendimento, entende o seu cliente e conquista a gratidão e satisfação das pessoas, elas vão disseminar os elogios e marketing positivo de você. Portanto, não pense duas vezes quando quiser investir em relacionamento com os seus clientes.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém que vai curtir e deixe o que você achou aqui no comentários.

Comentários