Como não perder novos clientes e manter um fluxo de vendas

Conquistar novos clientes é uma das tarefas mais árduas no trabalho de um vendedor. É preciso insistir, criar um bom relacionamento, se manter sempre à disposição, provar que o produto é bom e que o serviço é de confiança.

Imagine se, depois de todo esse processo, o cliente não volta a fazer negócios? Todo o tempo investido e a atividade realizada não foram pensadas a longo prazo e, o que poderia gerar um lucro contínuo, acaba se limitando a uma venda só.

Para te ajudar a fidelizar os seus clientes, manter um fluxo de vendas constante e, consequentemente, ver o seu negócio crescer nós separamos algumas dicas preciosas:

bom relacionamento cliente x vendedor1) Mantenha um relacionamento com o comprador: mesmo que de maneira esporádica, preservar o contato com o consumidor faz com que ele lembre que você está à disposição.

Perguntar o que ele achou do produto, se teve resultados positivos ou se há algo complementar que você possa oferecer são maneiras de mostrar que você se interessa pela satisfação dele. Para demonstrar esse interesse sempre que postar um conteúdo, termine convidando o cliente para conversar, tirar dúvidas.

E porque não expandir os seus meios? Possibilitar que o cliente te mande uma mensagem pelo Whatsapp, ou uma direct pelo Instagram também é positivo. Quanto mais redes você disponibilizar para contato, mais abrangente o seu público se tornará. Escrevemos um post inteirinho sobre isso, leia aqui: Quantas vezes você conversa com seus clientes?

2) Ofereça uma experiência de atendimento única: outra forma para fidelizar os clientes é promover uma venda especial. Além de manter a educação, cordialidade e proatividade no contato com o seu cliente, é importante que ele se sinta único. Mostrar uma condição favorável de venda ou realizar um atendimento personalizado, fará com que ele escolha você em meio a tantos outros vendedores.

3) Não seja afoito: é outra dica interessante para quem quer manter um relacionamento com o consumidor. Como dito anteriormente, ele precisa confiar em você e se sentir confortável com todo o processo. Se ele não quis comprar em uma segunda oportunidade, não o descarte e elimine todo o trabalho realizado anteriormente. Com tempo e dedicação, é provável que ele repense e decida apostar novamente em seu negócio.

Mas também não extrapole os limites! Caso o cliente não demonstre interesse depois das tentativas, mesmo depois de ter repensado, não insista mais. A pessoa pode se incomodar com a persistência e sair por aí fazendo um marketing negativo da empresa.

4) Invista em Marketing nas mídias sociais: essa é outra estratégia que, quando bem utilizada, traz muitos resultados. Hoje em dia, a marca que está presente no dia a dia das pessoas é muito mais lembrada pelo consumidor que, consequentemente, desenvolve uma familiaridade e confiança pelo produto. Além disso, as redes sociais se tornaram um novo canal de relacionamento e captura de novos clientes interessados em seu negócio. A comunicação entre vendedor e consumidor estreita as relações e fideliza o cliente.

A HBL Coach oferece campanhas prontas adaptadas ao Facebook, que ajudam a estreitar o seu relacionamento com os clientes e gerar mais vendas. Além disso, é possível fazer um acompanhamento da evolução e se mostrar presente no dia a dia dele, gerando mais credibilidade e confiança.

O que você achou do nosso texto? Gostaria de sugerir um tema? Entre em contato com a gente caso tenha alguma dúvida! 🙂

Comentários