Como o Google Analytics pode me ajudar?

O Google Analytics é um serviço gratuito que monitora os acessos que chegam ao seu site. Se você está em busca de mais engajamento online para o seu negócio, e quer aprender a usar o marketing digital a seu favor, esse texto foi feito para você.

Através do Google Analytics você sabe quantos usuários acessam seu site e o mais importante: como eles se comportam dentro da página, em qual lugar dentro do site eles navegam mais.

Além de oferecer estatísticas exatas, o Google Analytics é uma poderosa ferramenta para medir os resultados de suas ações. Você consegue ter acesso a dados preciosos e detalhados, como por exemplo, as atividades que as pessoas fazem dentro de seu site, e a localização dos visitantes.

Cadastro no Google Analytics

É possível se cadastrar acessando o site do Google Analytics. Logo que acessar, você deve clicar no botão no canto superior direito CRIAR UMA CONTA, como indicado na imagem a seguir, e se cadastrar com a conta do Gmail. Caso você ainda não tenha, é possível criar uma gratuitamente.

Depois que sua conta do Gmail associar-se a do Google Analytics, você poderá realizar diversos cadastros no Google Analytics atrelados a uma única conta do Gmail. Se você tem mais de uma página para monitorar, por exemplo, um blog pessoal e um blog comercial, é possível acompanhar os resultados das duas páginas. Se você ainda não tem uma página, saiba que na HBL Coach você ganha o seu site pessoal editável.

Assim, que criar a sua conta, você será direcionado para a página abaixo. Nela, você deverá preencher os espaços com as seguintes informações:

  • Nome da conta
  • Nome do website
  • URL do website
  • Fuso Horário (é imprescindível que essa informação esteja correta. Se ela estiver errada, pode alterar os resultados das análises de seus dados)

Para agilizar o seu trabalho e não gerar confusão é importante ser direto e simples na escolha desses nomes.

Ao descer a barra de rolagem dessa página você encontrará as configurações de compartilhamento de dados (nesse espaço, o Google solicita o acesso de seus dados para que os especialistas da empresa mantenham-se atualizados e possam melhorar os serviços).

Ao fim da página, você deve clicar em “Ver ID de acompanhamento”. Ao clicar, você será direcionado para uma página com os termos de uso do Google Analytics.

Clique em aceitar e então, na página a seguir, você terá acesso ao Código de Acompanhamento. Será necessário copiar o script indicado abaixo e colar no código-fonte de suas páginas.

Lá na HBL Coach tem um recurso que lê esse código e vincula as campanhas prontas – feitas para consultores – que temos na plataforma ao Google Analytics.

Recursos do Google Analytics

O Google Analytics tem inúmeros recursos potentes para quem trabalha com vendas online e deseja analisar os seus resultados. Portanto, se você administra uma página e ainda não utiliza esses recursos, você está vacilando. Veja algumas funcionalidades dessa ferramenta:

Origens de tráfego: na aba Aquisição da plataforma você consegue descobrir por qual dos canais de compartilhamento do seu conteúdo as pessoas estão mais acessando sua página e partir disso, redefinir sua estratégia. Você também tem acesso ao comportamento dos usuários, isto é, você sabe qual é a taxa de rejeição de seu site, sabe o tempo aproximado que as pessoas permanecem em sua página, a quantidade de vezes que as pessoas visualizaram seu site.

Análise de dados das campanhas: o Google Analytics oferece dados extremamente precisos sobre os resultados de suas campanhas. Veja na imagem abaixo:

A partir da análise desses dados, é possível mensurar precisamente em quais ações de marketing você deve insistir e quais você deve abandonar.

Mídias sociais: você pode descobrir o impacto do seu conteúdo nas redes sociais e avaliar o engajamento das pessoas que seguem a sua Fanpage. Ao comparar as suas atividades e as reações do público com atividades de outras empresas e suas interações é possível perceber como você está no mercado e traçar novas metas.

Esse conteúdo lhe ajudou? Deixe nos comentários um tema que você gostaria de ler! 😊

Comentários